Palacete Sacadura Bote, na Rua dos Coutinhos, em Coimbra, edifício sede do Museu Nacional da Ciência e da Técnica, e onde deveria ter sido criada a Casa-Museu Mário Augusto da Silva... (mais uma promessa que não irão cumprir?)
Uma das razões da existência deste blogue foi precisamente o de tentar alertar para o desmantelamento do Museu Nacional da Ciência e da Técnica (MNCT) levado a cabo pelos dois últimos governos. Nunca compreenderemos, nem aceitaremos, a destruição de um Museu Nacional dedicado à Ciência e à Técnica, sejam quais forem os motivos invocados, pois nunca haverá um que justifique tamanha afronta a Portugal, a Coimbra e ao seu fundador, o Professor Mário Augusto da Silva. Hoje deixamos aqui o comunicado oficial da Reitoria da Universidade de Coimbra, emitido em Fevereiro de 2005, quando foi desferida a primeira machadada com vista ao desmantelamento do MNCT (outras existiram no passado, mas o Museu lá foi sobrevivendo). Passados quatro anos de agonia, tudo parece estar na mesma... no mesmo lugar... sem fim à vista.... aparentemente... só aparentemente. O texto, marca a posição oficial inicial da Universidade de Coimbra perante estes tristes acontecimentos. É, por isso, um documento importante para a triste História do Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva.
MUSEU NACIONAL DA CIÊNCIA E DA TÉCNICA DOUTOR MÁRIO SILVA
- relativamente a uma Direcção-Geral que inexplicavelmente é despromovida a Serviço, na dependência de uma outra Direcção-Geral entretanto criada;
- relativamente a um Director-Geral nomeado pelo anterior Governo da mesma maioria, por sugestão da Universidade de Coimbra;
- relativamente à Universidade de Coimbra, que manifestou em tempo a sua discordância desta solução;
- relativamente à própria cidade, que vê desvalorizada uma estrutura cuja actividade e estatuto de Direcção-Geral muito aprecia.
Coimbra, 3 de Fevereiro de 2005"
Esperamos, sinceramente, que a vontade da Universidade de Coimbra, e do seu Magnífico Reitor, Professor Dr. Seabra Santos, bem expressas neste comunicado, se mantenham no futuro. Que a estrutura museológica da Universidade, com base na Fundação "Museu das Ciências" possa coexistir e prosperar lado a lado com uma estrutura Nacional, com estatuto de direcção-geral, que vise preservar o nosso património científico e técnico, implementar, coordenar e gerir todas as actividades relevantes relacionadas com a História da Ciência e da Técnica em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário