Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

07/01/17

7 de Janeiro

Quis a História que o dia 7 de Janeiro unisse dois Mários que marcaram a História de Portugal do Século XX. Mário Soares morreu hoje, no dia em que Mário Silva faria 116 anos de idade. Ambos foram exemplos maiores de cidadania e de luta pelos ideais da Democracia e da Liberdade. Nunca abdicando dos seus valores e dos seus ideais, da sua luta pelo bem comum, souberam sempre dizer não, quando a maioria, por medo, era obrigada a dizer que sim. Por isso foram presos e perseguidos pelo Estado Novo. Mário Silva, discípulo e assistente de Marie Curie, foi um dos maiores Físicos Portugueses e um dos mais acérrimos opositores de Salazar. Como mais velho, Mário Silva deu o exemplo. Mário Soares soube reconhecer a luta de Mário Silva, na carta que lhe escreveu do seu exílio em Paris (ver abaixo), em 1972. Une-os esse legado de luta pela Liberdade, pese embora as divergências que existiram entre eles, sobre a forma como devia ser conduzida a oposição não-comunista ao regime Salazarista.
PS: Mário Soares nunca recebeu a carta de resposta por esta ter sido apreendida pela PIDE-DGS - Foi encontrada no espólio de Mário Silva na polícia política após o 25 de Abril.

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.