Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

11/09/09

Coisas Sérias e Caricaturas

Nos tempos que correm, com todos os faits-divers a que assistimos, em que os políticos responsáveis nos atiram constantemente com areia para os olhos, é mesmo necessário caricaturar as situações. Faltam-nos mais Solnados.

Estamos todos fartos de tristezas. Elas não pagam dívidas, como bem diz o povo. Estamos fartos de viver no meio de uma hipocrisia política nojenta (como diz o Medina Carreira, com toda a razão). Os políticos governam em nome dos interesses e dos pançudos. Há muito que os chamo assim. Estes são os cabecilhas, os administradores dos grandes grupos económicos, nacionais e estrangeiros, da banca ladra, das seguradoras ursupadoras, dos monopólios e cartéis de vários tipos que fervilham na nossa praça, etc. Muitos são ex-governantes. Gente que nunca serviu Portugal, antes o usaram para se servirem e servir os interesses instalados. Já vem de há muito tempo. Do tempo do Estado Novo. Mas agora é pior. Antes sabíamos com o que contávamos. Hoje não. Os grandes capitalistas portugueses nunca investem, nem nunca investiram, verdadeiramente, no sector produtivo nacional. Somente a especulação financeira. Não sabem fazer mais nada. Além disso, somente a manipulação artificial dos preços, que nos impõem custos de vida, que nem os mais ricos da europa pagam. Com um único objectivo. Ficarem ainda mais ricos. Nada faz encher-lhes a vasta pança. São, verdadeiramente, pançudos insaciáveis.

E tudo isto com o beneplácito dos nossos governantes. Estes sabem, que o melhor está para vir. Está enraizado, para mal dos nossos pecados, na vida política portuguesa. Estão todos à espreita. Passar pelo governo é o sacrifício que fazem para depois enriquecerem. Depois do alto cargo governamental, se se serviu convenientemente os interesses e os pançudos, lá virá o aguardado tacho de administrador de coisa nenhuma, pago principescamente. Alternativamente, há as câmaras muncipais, onde se enriquece directamente, passando as licenças devidas, que nos estragam a paisagem e o ambiente. E as florestas lá continuam, crescendo e ficando apetitosas para o próximo fogo. Fogo que nos vai entrar pela porta (aqueles que vivem no campo sabem do que falo, os outros, os da cidade, olham para o lado e assobiam, até um dia!) e arruinar um recurso que teimamos em desperdiçar. Nesta matéria, como em quase todas, ninguém cumpre as leis, nem ninguém as obriga a cumprir. Só me apetece dizer: Bandidos! Haviam de arder nele. Este é um país espetacular, cheio de gente que não presta. Podre, por culpa de políticos fracos e corruptos. Entretanto, a generalidade da população está condenada a sobreviver, pois não é justa a distribuição de rendimentos. Dizem que não há dinheiro. Entretanto, falam-nos nos lucros chorudos da banca, das seguradoras, das gasolineiras, do diabo a quatro. Dinheiro há muito. Tenham vergonha! Tudo isto apadrinhado, desde há décadas, por partidos que se dizem sociais-democratas. Anedota. A população portuguesa tem um nível de vida muito mais próximo dos países do chamado terceiro mundo, do que dos países ricos do norte da Europa, aonde existe a verdadeira social-democracia, ou socialismo democrático, como queiram chamar-lhe. Lá aonde os serviços públicos são de alta qualidade, pagos, provavelmente, como menos impostos do que cá. Cá vive-se de aparências, invadidos por centros comerciais de luxo, aonde meia dúzia se abastece, enquanto a maior parte os aproveita para passear ao Domingo.

Por isso, a cariacatura. A anedota que se impõe. Aparentemente sem força para mudarmos este estado de coisas, façamos como no tempo da ditadura e ressuscitemos o teatro de revista. Mais vale rir do que chorar e assim sempre podemos ridicularizá-los. Por isso, vale a pena ver o vídeo seguinte. Está soberbo!


Sem comentários: