Ontem, comemoraram-se os 50 anos do primeiro voo do avião americano X-15, um marco na história da aeronáutica e aeroespacial. Este avião continua a manter os recordes de velocidade e de altitude, apesar de terem passado 50 anos. Por esse motivo é considerado por muitos como a maior investigação jamais realizada na história da aeronáutica mundial. Este avião surge do pedido conjunto da força aérea americana (USAF) e da marinha para o desenvolvimento de um avião capaz de atingir altitudes de 250.000 pés e velocidades que excedecem Mach 6 (6 vezes a velocidade do som: 300 m/s). O X-15 é lançado a partir de um bombardeiro B-52 (na figura), quando a velocidade é suficiente para o accionamento do seu motor foguete, no limite da atmosfera terrestre. O X-15A-21, versão melhorada dos primeiros modelos, foi modificado extensivamente com revestimentos resistentes ao calor e os tanques de combustível externos aumentados de modo a que pudesse voar mais alto e mais rapidamente do que os modelos iniciais. Embora a força aérea e a marinha tivessem financiado o projeto, a NACA, embrionária da NASA, estava encarregada do programa de teste de vôo. Apesar de alguns acidentes adiantados, foram feitos quase 200 vôos entre 1959 e 1968, permitindo que a NASA recolhesse dados vitais para o projeto do Space Shuttle.
História dos voos:
(X-15A) 10 Março 1959 [transportado por um B-52, mas não realizado]
(X-15A) 8 June 1959 (mas com problemas)
(X-15A) 17 September 1959
Características principais:
História dos voos:
(X-15A) 10 Março 1959 [transportado por um B-52, mas não realizado]
(X-15A) 8 June 1959 (mas com problemas)
(X-15A) 17 September 1959
(X-15A-2) 28 June 1964
1stFlight
ID(1.)
Aircraft: X-15
Date: June 8, 1959
Pilot: Scott Crossfield
Mach: 0.79
Altitude (m): 11,445
Speed (km/h): 840
ID(1.)
Aircraft: X-15
Date: June 8, 1959
Pilot: Scott Crossfield
Mach: 0.79
Altitude (m): 11,445
Speed (km/h): 840
Características principais:
CREW: 1 pilot
ESTIMATED COST: Unknown
AIRFOIL SECTIONS:
Wing Root unknown
Wing Tip unknown
DIMENSIONS:
Length 50.00 ft (15.24 m)
Wingspan 22.00 ft (6.71 m)
Height 13.50 ft (4.12 m)
Wing Area 200 ft2 (18.58 m2)
Canard Area not applicable
WEIGHTS:
Empty 13,000 lb (5,895 kg)
Normal Takeoff unknown
Max Takeoff 34,000 lb (15,420 kg)
Fuel Capacity internal: unknown
external: unknown
Max Payload unknown
PROPULSION:
Powerplant one Reaction Motors XLR-99 rocket motor
Thrust 57,000 lb (253.6 kN) at sea level
70,000 lb (311.4 kN) at peak altitude
PERFORMANCE:
Max Level Speed (X-15A) 4,160 mph (6,695 km/h)
(X-15A-2) 4,520 mph (7,274 km/h) at 102,100 ft (31,120 m), Mach 6.72
Initial Climb Rate unknown
Service Ceiling (X-15A-2) 354,200 ft (107,960 m)
Range 215 nm (400 km)
g-Limits unknown
ESTIMATED COST: Unknown
AIRFOIL SECTIONS:
Wing Root unknown
Wing Tip unknown
DIMENSIONS:
Length 50.00 ft (15.24 m)
Wingspan 22.00 ft (6.71 m)
Height 13.50 ft (4.12 m)
Wing Area 200 ft2 (18.58 m2)
Canard Area not applicable
WEIGHTS:
Empty 13,000 lb (5,895 kg)
Normal Takeoff unknown
Max Takeoff 34,000 lb (15,420 kg)
Fuel Capacity internal: unknown
external: unknown
Max Payload unknown
PROPULSION:
Powerplant one Reaction Motors XLR-99 rocket motor
Thrust 57,000 lb (253.6 kN) at sea level
70,000 lb (311.4 kN) at peak altitude
PERFORMANCE:
Max Level Speed (X-15A) 4,160 mph (6,695 km/h)
(X-15A-2) 4,520 mph (7,274 km/h) at 102,100 ft (31,120 m), Mach 6.72
Initial Climb Rate unknown
Service Ceiling (X-15A-2) 354,200 ft (107,960 m)
Range 215 nm (400 km)
g-Limits unknown
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