Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

28/11/11

O Projecto Goldman Sachs e a Eminência Parda do Governo Português

Os tentáculos da Lula Vampiro, ou melhor, do banco de investimentos Goldman Sachs estende-se pelos corredores do poder da Zona Euro, sem que nada seja feito. É a oligarquia a mostrar-se sem-vergonha, pornográfica, marcando o fim das democracias ocidentais. Quem lhe fará frente? A crise das dívidas soberanas e as austeridades impostas aos povos europeus têm aqui um verdadeiro responsável. Embora não seja o único, assume-se como a face do mesmo. Publicado por Stephen Foley no The Independent, com o título "What price the new democracy? Goldman Sachs conquers Europe".

Não sabia, mas fiquei a saber, que o banco de investimento Goldman Sachs tem a alcunha de Lula Vampiro. Eu diria que, pela situação a que chegámos, se trata mais de um polvo vampiro, cujos tentáculos invadem os corredores da política europeia. Em tempos falei da hidra de três cabeças para classificar as agências de notação financeira, elas próprias dominadas por estes polvos. Hoje, e passa a ser do domínio público, temos os interesses de um banco de investimento americano que de forma tentacular se imiscui em tudo o que diz respeito à economia, à política e às finanças dos estados soberanos europeus. Esta gentalha pretende, a todo o custo, sugar até ao tutano o sangue do trabalho dos europeus para recuperar as perdas da primeira crise financeira, que eles próprios criaram em 2008. E livrarem-se, a todo o custo também, das consequências das crises das dívidas soberanas, castigando-nos com a austeridade que todos estamos a sentir, ganhando muito dinheiro ao mesmo tempo. São os povos a ser sacrificados à sede insaciável destes grupos financeiros sem escrúpulos.

Já se falava em oligarquia americana. Os acontecimentos recentes na Itália mostram que a rede tentacular acaba de colocar à frente da 3ª nação europeia um dos seus assessores de topo. A deposição do “indescritível” Sílvio Berlusconi e a imposição de um governo de tecnocratas, não eleitos, põe em causa o próprio sistema democrático italiano. Mário Monti, que é um quadro superior da Goldman Sachs, está agora à frente de uma das maiores potências europeias. Assim, é lícito afirmar que a Goldman Sachs, como banco de investimento, vê o seu poder político crescer para níveis nunca vistos. Analisando a situação com maior detalhe, vemos que o polvo cresce como nunca, também noutros países europeus em dificuldades. A austeridade brutal imposta nestes países parece ter uma causa comum: os interesses inalienáveis da Goldman Sachs. Ao que nós chegámos. Mas, se na Itália colocaram Mário Monti, na Grécia colocaram Lucas Papademos. Não podemos esquecer o esquema financeiro que a Lula ajudou a criar para que os gregos camuflassem o seu real défice e, desse modo, entrassem para a zona euro. A Goldman canalizou cerca de $1bn de financiamento para o governo grego em 2002 numa transacção chamada “cross-currency swap”. Do outro lado do negócio, a trabalhar no Banco Nacional da Grécia, estava Petros Christodoulou, que iniciou a sua carreira na Goldman e que foi agora promovido a chefe de gabinete de gestão da dívida do governo grego. Lucas Papademos, agora colocado na posição de Primeiro-Ministro grego, também ele não eleito democraticamente, era um tecnocrata do Banco Central da Grécia naquele tempo. Mas a rede tentacular não fica por aqui.

Escolher políticos bem relacionados na porta de saída dos governos é apenas metade do Projecto Goldman Sachs, colocar gente da Goldman nos governos é a outra metade. Por exemplo, Mario Draghi, que assumiu a Presidência do Banco Central Europeu, entrou e saiu de governos e entrou e saiu da Goldman Sachs. Trabalhou no Banco Mundial e foi director executivo do Tesouro italiano antes de passar três anos como director executivo da Goldman Sachs Internacional, entre 2002 e 2005 — para retornar ao governo como Presidente do Banco Central de Itália. Note-se que o sr. Draghi foi acusado numa controvérsia ligada a truques de contabilidade que usou em Itália e em outras nações da periferia da zona do euro para que se adequassem à moeda única.

Mas os portugueses também marcam presença nesta trama. António Borges, que o “The Independent” relaciona com Paris, é um português muito próximo do actual governo. Foi até quarta-feira passada responsável pela a divisão europeia do Fundo Monetário Internacional, ele que também é um importante quadro da Goldman. Nada parece escapar aos tentáculos da Lula.

Mas não só. A Goldman Sachs está muito bem representada na cúpula do governo português. Carlos Moedas, actual Secretário-Adjunto do Primeiro-Ministro, trabalhou para a Goldman Sachs na área das fusões e aquisições. É a verdadeira Eminência parda deste governo. Provavelmente o principal mentor das medidas de austeridade que constam do OE para 2012. O mesmo que levará Portugal à ruína, num cruel sacrifício em nome da Lula Vampiro e da sua insaciável sede de dinheiro e de poder. Moedas deve ter soprado umas coisitas ao ouvido dos outros três: Coelho, Relvas e Gaspar. Percebemos agora, bem melhor, a adoração desmedida, o “ai Jesus” e os “suspiros” constantes do nosso Primeiro-Ministro na subserviência cega que mostra aos ditames dos “mercados”, diga-se, da Lula. Os portugueses que comam terra, se preciso for, porque a dívida escabrosa, grande parte ODIOSA, e os juros escandalosos serão pagos até ao último tostão, nem que chovam picaretas. Presumimos que o nosso empobrecimento ser-lhe-à muito bem recompensado... Pode ser que o tiro lhes saia pela culatra.

Aconselho vivamente a leitura da crónica de Stephen Foley no The Independent, com o título "What price the new democracy? Goldman Sachs conquers Europe" para perceberem melhor o chamado Projecto Goldman Sachs e de todos os seus contornos. Nele só não consta a referência a Carlos Moedas, verdadeiramente à frente dos destinos de Portugal.

Mas como lutar contra isto? Vamos assistir a tudo de braços cruzados? caídos? cabisbaixos?

INDIGNEM-SE!

Sem comentários: