Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

27/01/11

Pelo Não Financiamento Público de Qualquer Forma de Ensino Privado


Cartoon retirado daqui

Querem escolas privadas? Paguem-nas! Desculpem-me a frontalidade, mas para mim a igualdade de oportunidades no acesso à educação, sem qualquer excepção, é a melhor forma de garantirmos uma verdadeira sociedade democrática.

Todos já reparámos na contestação do ensino privado ou cooperativo pelo facto do governo ter reduzido as subvenções públicas. Sinceramente, é curioso, para não dizer uma asneira, das grossas, que aqueles que mais mal dizem do Estado e do Serviço Público, sejam os primeiros a dizer aqui-del-rei quando o estado corta as ajudas ao ensino privado e cooperativo. Lamentavelmente, o estado tem vindo a sustentar todo o ensino português, público, privado ou cooperativo, até à escolaridade obrigatória, isto é, até ao 9º ano, desde que as escolas sejam declaradas de serviço público. Isto é, praticamente todas elas, embora sejam privadas. Patético!

Que o estado subvencione uma escola privada ou cooperativa do interior do país onde não exista alternativa pública (se não existia devia existir), ainda vá que não vá, mas isso é o que certamente não se passa nas grandes cidades do nosso país. Aliás, se não existe, devia existir. E, nestes casos, o Estado deve construir, comprar e resolver o problema que pontualmente exista nalguma região do país. O dinheiro que virá de não subvencionar, JUSTAMENTE, o ensino privado, dará para construir muitas escolas decerto. Só assim teremos um ensino de qualidade onde todos, sem qualquer excepção, possam ter acesso. Não é o colégio particular dos "betinhos" que o permitirá. Antes pelo contrário. Estes são o espelho das desigualdades sociais que temos que combater se queremos uma sociedade de igualdade de oportunidades.

Conheço a realidade de Coimbra onde existem muitos colégios privados, a maioria religiosos. Os "meninos dos papás" que, Meus Deus, poderiam lá agora estudar numa escola pública, que horror, vão para o colégio ainda de fraldas. E todos podem ir para o colégio? Obviamente que não. A não ser que tenham grande cunha, evidentemente. Chegar ao bispo, nestes casos, pode ser a chave para o "sucesso". Depois, a partir da primária até ao 9º ano, o estado paga, ou melhor, pagamos todos. A partir daí os papás se querem manter os filhotes no colégio têm que abrir os cordões à bolsa. Claro que os que lá andam, muitos deles filhos de novos ricos, que se calhar não pagam a ínfima parte dos impostos que nós pagamos, mantêm os filhinhos no colégio. E esta gente que é maioritariamente, venenosamente, visceralmente até, contra o serviço público, e tudo o que cheira a Estado, agacha-se, estende a mão, e roubam-nos à má cara, fazendo com que paguemos os estudos dos seus meninos bonitos durante anos a fio. Não pode ser! Até porque todo esse dinheiro deveria ir direitinho para a Escola Pública. É dinheiro de todos. Não faz sentido que sustente privados.

Na minha opinião o corte devia ser total. E eu não sou contra o ensino privado ou cooperativo. Não! Os papás querem o menino no colégio das freiras? Têm dinheiro para isso? Então, com certeza, mas não à nossa custa! Não à minha. Se é privado e os papás têm a mania, então que paguem. Porque tenho que ser eu, e todos nós, a pagar? Os meus filhos estudaram sempre na escola pública porque a defendo. É essa que existe nos países que considero serem os mais evoluídos do mundo, no que respeita aos valores da vida humana, à coesão e ao bem-estar social. Falo dos países sociais democratas do Norte da Europa. Lá não faz sentido sequer falar em ensino privado.

Não são exemplo?
No entanto, devemos pugnar para que o Estado cumpra com as suas obrigações. Obrigações que assumiu erradamente, inclusivamente, pasme-se, por aqueles que dizem defender o Estado Social (?!?!), e que terá obrigatoriamente que cumprir agora. Exigimos o fim imediato das subvenções aos privados, sim senhor, sejam eles de que tipo for, mas exigimos também que o Estado assuma as suas responsabilidades com todas as pessoas envolvidas no ensino privado e cooperativo, alunos, docentes e funcionários. Isto pode passar por integrar todos na Escola Pública e não deixar, em caso algum, nenhuma criança sem aulas, nenhum professor sem alunos, nenhum funcionário sem escola. E dinheiro há muito! Basta que acabem com uma ou duas parcerias púb(l)ico-privadas, das centenas que para aí proliferam e que nos esmifram a todos.

Que este seja um ano de transição, mantendo-se, por uma questão de bom-senso, as escolas privadas a funcionar, se estas forem totalmente dependentes dos subsídios. Nestes casos deve o Estado manter o financiamento do ano anterior. Se for preciso, para o próximo ano, todas as escolas que não tenham autonomia financeira, devem ser compradas pelo Estado e tornadas públicas, se for caso disso, ou encerradas. É claro, que deste modo, a Escola Pública sairá reforçada. Existindo uma política de exigência, a Escola Pública será sempre de excelência. Bem melhor que a privada até, porque esta nunca terá os mesmos recursos. Mas se os tiver, à custa do dinheiro dos que fazem questão de a pagar para os seus filhos, dar-lhes-emos os nossos parabéns. Há com certeza muitos bons exemplos destes. que devem, por isso, ser enaltecidos e aplaudidos. Isto é o que acontece nos países desenvolvidos do Norte da Europa.

A bem da Escola Pública Portuguesa, a bem da verdadeira igualdade de oportunidades para todos os portugueses!

Este assunto, controverso, pode ser também seguido aqui, ou aqui, ou aqui, ou aqui, ou aqui, ou aqui, ou aqui...

Sem comentários: