Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

27/08/10

Ao Professor Doutor Eduardo Caetano

Faleceu o Professor Doutor Eduardo Caetano, Catedrático jubilado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Perdeu-se, provavelmente, o maior especialista nacional em engenharia hospitalar. Mas também o homem justo e integro que nunca esqueceu os seus mestres-escola, nem as injustiças e arbitrariedades praticadas contra aqueles a quem devíamos enaltecer e seguir o exemplo. Ficámos mais pobres, muito mais pobres...

Como se pode ler na página da Universidade Nova:

O Professor Eduardo Caetano era licenciado em engenharia electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (depois dos estudos preparatórios que realizou na Universidade de Coimbra, onde foi aluno do Professor de Física Mário Augusto da Silva, Professor perseguido e ostracizado, primeiro pelo Estado Novo e, depois, pelo "nosso" Estado "democrático"). Foi Presidente da International Federation of Hospital Engineering e da Associação Portuguesa de Engineering Hospitalar e Director-Geral das Instalações e Equipamentos da Saúde.

Foi perito da União Europeia em planeamento e programação de equipamentos hospitalares, membro do Conselho Científico do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica e académico correspondente da Academia Portuguesa de Medicina. Teve um papel essencial no planeamento e programação da 1ª vaga dos principais hospitais portugueses, que constituem a actual rede hospitalar, e publicou numerosos trabalhos sobre engenharia da saúde o último dos quais, O Internamento Hospitalar – Aspectos Tecnológicos, foi publicado em 2002, pela Fundação Calouste Gulbenkian. Publicou ainda as obras: A Nação e os Técnicos, Coimbra e os seus Problemas e Mário Silva, Professor e Democrata..

Relativamente a este seu último livro, em meu atender, devia ser adoptado e estudado no nosso ensino secundário, pois trata-se de uma biografia única que retrata de forma exemplar os tempos de obscurantismo vividos durante o Estado Novo. O Professor Eduardo Caetano escreveu-o devido ao tremendo impacto que lhe causaram as injustiças constantes que foram cometidas contra o Professor Mário Silva, seu antigo Mestre.

Bem-haja e descanse em paz, Professor Eduardo Caetano!

Sem comentários: