Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

01/04/08

O Grande Logro (1)

Como todos sabem, a comunicação social impinge-nos, quase diariamente, notícias relacionadas com o aumento do preço do petróleo e com a consequente subida do preço dos combustíveis. Todos nós constatamos que necessitamos cada vez de mais euros, para metermos cada vez menos gasolina. É assim ou não é? Com o gasóleo ainda pior. Até o pão, o alimento por excelência dos pobres, sofre as consequências do aumento do preço do petróleo. Bravo governo socialista! Os industriais da panificação chegam a falar em subidas de 50% no preço do pão, para contrariar o aumento do preço dos cereais devido à subida do preço do petróleo. Para verificar se há razões objectivas para este desvario paranóico no aumento imparável da gasolina, ou se trata de um logro que o governo (mais impostos), as gasolineiras (é preciso sustentar o luxo exuberante dos gestores da Galp - os tais cargos que estão reservados a ex-governantes e aos amigalhaços) e aqueles papalvos (o cartel já foi desmantelado? mesmo?) nos querem impingir e, há boa maneira do chico-espertismo mais saloio, meterem-nos literalmente a mão no bolso.
Então vejamos. Usando dados de fontes insuspeitas, como é o caso da EIA, que é o departamento do governo americano que se dedica à estatística sobre os preços da energia, resolvi verificar a evolução do preço do barril de petróleo ao longo dos últimos anos. Com base no câmbio USD/Euro em datas precisas verifiquei também a evolução desse preço em euros, desde 2001 a esta parte, pois nós compramos petróleo em euros e não em dolares. A figura seguinte mostra os resultados.

Primeiro. De meados de 2001 até finais de 2004 o preço do petróleo, em euros, não variou. Além disso, facilmente verificamos (curva amarela) que afinal o preço do petróleo em Março de 2008 não era muito diferente daquele que se verificava em Novembro de 2005. O que se constata é de facto uma subida exponencial do preço do barril de crude em dólares americanos. Isto deve-se essencialmente à forte desvalorização da moeda americana face ao euro, com reflexo efectivo no preço do barril de petróleo que é tradicionalmente fixado em dólares. A variação percentual, tendo por base o preço do barril em Setembro de 2005, pode ser vista no gráfico seguinte.

O que podemos concluir através deste gráfico é que o preço do barril de petróleo em euros, tirando um pequeno pico ocorrido em meados de 2oo6, desceu continuamente desde o verão de 2005. Repare-se que em finais de 2006, início de 2007, o preço do barril estava cerca de 30% mais barato do que em Setembro de 2005. Alguém constatou esta descida quando ia abastecer o carrito às bombas? Não andaram literalmente a meter-nos a mão no bolso?

É certo que em Março de 2008 o aumento do preço do barril, fixado em dólares, relativamente a Setembro de 2005, foi quase cerca de 70%. No entanto, em euros, esse aumento foi pouco mais de 20%. O que não variou desta forma foi o preço da Super-95. De Setembro de 2005 a Março de 2008 aumentou cerca de 40%, de forma praticamente contínua. Mas mais importante e curioso, é que se constata do gráfico anterior que o preço do petróleo em euros oscilou percentualmente entre cerca de -20% a +20%. Existe instabilidade sim, mas em média não houve praticamente qualquer aumento. Concluindo, fica provado que nos andam a enganar à grande e à francesa. Voltaremos a este assunto num próximo post para desmascararmos um logro ainda maior.

PS: Acabo de ouvir na Euronews que a taxa de inflação em Março de 2008 na zona euro fixou-se em 3,5% (em crescendo devido, dizem eles, ao aumento do preço do petróleo e de outras matérias-primas (fixadas também em USD presumimos)). Valor que provavelmente indicia novos aumentos no valor das taxas de juro. Bravo!

Sem comentários: