Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

11/09/16

Morreu em Coimbra o artista plástico Mário Silva

Morreu em Coimbra o artista plástico Mário Silva: O artista plástico Mário Silva, premiado várias vezes pelo seu trabalho no domínio da pintura, morreu este sábado, em Coimbra, aos 86 anos.

Não és daqueles que morrem! 
E também não és daqueles de quem se esquece! 
A tua enorme bondade, a tua imensa generosidade, só estão ao alcance dos verdadeiramente bons, dos verdadeiramente geniais! 
Desde muito pequeno que me habituei a admirar a tua obra. Hoje reconheço-a no meio de todas as outras. É inconfundível. O teu traço forte, e as cores que dominas como ninguém, tornam-na única, original e magistral. Foste e serás sempre uma inspiração. Lembro-me de um episódio que me marcou e que, de certa forma, me guiou ao longo dos anos. Certo dia, já lá vão muitos anos, ainda como estudante do liceu, estava eu a apreciar um dos teus quadros, numa das muitas exposições que fizeste no Chiado, quando, de repente, ouço alguém balbuciar ao meu lado. "Oh, isto também eu pintava!". Sorri! Sim, aparentemente parece fácil. A simplicidade é simples, mas nela reside também a genialidade. De repente, naquele momento, lembrei-me de Einstein e da força que a simplicidade pode ter. Há equação mais simples que a sua célebre equação: E = m.c^2? Não! Não há! Há equação mais poderosa? Não! Não há! Na sua simplicidade pura, ela permite explicar porque brilham as estrelas, ou como se pode matar por atacado, como aconteceu em Hiroxima ou Nagasaki. Tão simples, mas tão poderosa! Imagino o que Einstein deve ter sentido quando a descobriu. Este tipo de sentimento, esta felicidade pura, só o sente quem pode. E tu pudeste!

Sem comentários: