Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

19/09/08

Carteis e Carteiristas!

Uma imagem que vale por mil palavras. Imagem retirada daqui.

Os acontecimentos dos últimos dias deixam-nos perplexos. Deixam-nos até enojados. Mas o vómito já não vem, pois já vomitámos vezes demais…

Penso que não restam dúvidas. Se alguma vez existiram. As petrolíferas que operam em Portugal funcionam em cartel, com a Galp como chefe de orquestra. E não precisamos de nenhuma Alta Autoridade para Coisa Nenhuma, cujos responsáveis deveriam ser julgados e punidos, para percebermos a extensão do polvo. Relembramos que estes senhores foram capazes de aumentar várias vezes, na mesma semana, o preço da gasolina, única e exclusivamente com o argumento que o petróleo (afixado pelo Platts ou o que quiserem) estava igualmente a subir nos mercados internacionais. Acontece que agora os preços do petróleo estão em queda acentuada desde de Julho, quando o preço do barril quase atingiu os 150 dólares. Não se compreende, portanto, tendo este caído quase para metade, que o preço dos combustíveis no retalho praticamente não tenha variado. Alguém entende? E porque são os preços quase os mesmos em todas as gasolineiras? Se o mercado funcionasse, e houvesse livre concorrência, com certeza que teríamos os preços dos combustíveis bem mais baixos. Mas o mercado, em Portugal, funciona para que os vampiros comam tudo e não deixem nada. Livre concorrência num país de monopólios, carteis e carteiristas? E se o Estado não regula, porque não regula, quem fixa os preços são os senhores comilões, cuja avidez pelo lucro não tem limites. Ouço, neste momento, que os alarves estão a lucrar mais UM MILHÃO DE EUROS POR DIA, comparativamente ao passado mês de Abril, quando o preço do petróleo estava ao preço actual. Para estes pançudos engordarem, à grande e à francesa, sacrifica-se a economia. Não podemos esquecer que os preços dos combustíveis foram uma das principais causas para o aumento da inflação no espaço da UE, que por sua vez influenciou as taxas de juro, que asfixiam pessoas e empresas, em suma, a própria economia...

E só mesmo a estupidez dos analistas de direita (vd ex. quadratura do círculo), com o complexo do intervencionismo do Estado (cruzes canhoto, que sacrilégio!), é capaz de nos dizer que isso nunca, MESMO QUE AS PETROLÍFERAS ACTUEM À MARGEM DA LEI. O blá, blá do costume. Relembro que estes senhores, se operassem nos Estados Unidos, estariam na cadeia. Ponto final. Infelizmente não vivemos só num regime capitalista. Vivemos, isso sim, num regime de capitalismo SELVAGEM. E o pior, à boleia desta pouca vergonha, assistimos a um governo frouxo, que se diz socialista (anedota?), que na prática nada faz, a alambazar-se com o dinheirão do ISP. É o chamado chico-espertismo. Mas quem julgam que enganam eles? Que ponham os olhos em Espanha, cujo governo acaba de afirmar que existe margem para que os combustíveis desçam 10 cêntimos/litro, ao mesmo tempo que a gasolineira da A25, junto à fronteira de Vilar Formoso, despede pessoal e fecha portas. Neste momento a gasolina no outro lado da fronteira já SÓ É MAIS BARATA CERCA DE 30 CÊNTIMOS/LITRO. Tenham Vergonha e coragem de fazer alguma coisa contra as sanguessugas que proliferam em Portugal. A bem de Portugal!

Não quero deixar de acrescentar o seguinte. É cada vez mais evidente, se a tudo isto juntarmos a proclamada crise financeira, que só parece existir para alguns, que as políticas neo-liberais, apadrinhadas por socialistas e sociais-democratas, pasme-se, que só servem para encher a barriga a meia dúzia de pançudos, estão a levar a humanidade para um beco sem saída. É tempo de dizer basta e correr com os traidores aos valores do socialismo democrático e da social democracia.

Sem comentários: