Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

12/04/08

Sobre a Protecção Moral das Alunas...

Quarenta anos após o Maio de 68, em que as mulheres tomaram consciência do sexismo de que eram vítimas, descobri um texto elucidativo da forma como a mulher era olhada em meados do século passado. O texto abaixo foi, entre outros, discutido pelo corpo docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Hilariante o ponto 3 da agenda daquele dia 30 de Setembro de 1940.

3 - Protecção moral das alunas
Não deve a Universidade desinteressar-se dos perigos de ordem moral que ameaçam as alunas universitárias, segregadas da família na idade em que mais precisam de amparo, para ficarem por vezes confiadas a pessoas que se alheiam dos seus passos ou porventura lhes fornecem maus exemplos.
A experiência mostrou, em todos os tempos e em todos os lugares, que, por muito boas que sejam as intenções, são sempre muito aleatórios os efeitos de qualquer intervenção enérgica em problemas de moral social; muitas vezes só se consegue substituir um mal por outro mal. Por isso a Faculdade, perante este problema delicado que lhe foi posto, exprimiu a opinião de que não será possível eliminar totalmente as condições de perigo; poderão atenuar-se estas pela redução dos espaços mortos entre as aulas, pela fundação de residências de alunas, em que teria oportuna intervenção a assistência religiosa, e por uma fiscalização discreta das condições de vida nas outras casas por elas habitadas, em que poderia ter talvez acção útil uma comissão constituída pelas esposas de alguns professores.
in Aditamento ao Relatório da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, exigido pelo Estatuto de Instrução Universitária, que foi aprovado pela direcção da Faculdade no dia 30 de Setembro de 1940.
O "Blitz" tinha começado a 7 de Setembro e, numa semana, mais uma, em que os londrinos eram massacrados, dia e noite, pela aviação alemã, durante a célebre Batalha da Inglaterra, a revista Time destacava Winston Churchill na capa da sua edição daquele mesmo dia 30. Por isso, a forma como "proteger" a moral das estudantes universitárias era um assunto deveras importante e de inadiável discussão e decisão...

Winston Churchill, capa da revista Time na sua edição do dia 30 de Setembro de 1940

Sem comentários: