Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

10/03/08

Uma Fotobiografia Abafada... A Razão de Ser do Estado da Cultura em Portugal (VI)


O Instituto de História da Ciência e da Técnica(IHCT)/Museu Nacional da Ciência e da Técnica (MNCT), foi extinto pelo governo de Durão Barroso. Para que a História nos registe, após a morte do seu fundador em 1977, somente durante o governo de António Guterres houve interesse em dignificá-lo como Museu. Pena que Mariano Gago, que foi o responsável na altura pela criação do IHCT, seja agora o responsável pela última machadada no Museu. Museu cujo espólio vai começar, agora, a ser "desbaratado"... Num próximo "post" voltaremos a este importante assunto. Trata-se da cultura científica dos portugueses.
O que agora interessa referir é que acabo de receber um email do antigo director do IHCT/MNCT. O Professor Paulo Trincão, que tanto lutou em prol do IHCT/MNCT, regressou magoado com Coimbra, e com razão, à Universidade de Aveiro, onde está a realizar um trabalho magnífico na área da divulgação da Ciência. Dirige actualmente, com enorme sucesso, A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro integrada na Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Localizado na antiga Companhia Aveirense de Moagens, é uma inciativa da Universidade de Aveiro e gerida pela Fundação João Jacinto de Magalhães. Enquanto esteve em Coimbra à frente do IHCT, Paulo Trincão foi responsável pela criação de uma excelente Fotobiografia de Mário Silva, cuja capa está na foto acima. Eis o que me diz o Professor Paulo Trincão:
«Junto envio um pequeno trabalho realizado por uma aluna do curso de edição de texto da Universidade de Aveiro, que por sua livre iniciativa escolheu entre milhares a Fotobiografia de Mário Silva. Tenho imensa pena que tal como Mário Silva a divulgação desta obra tenha sido "abafada".»
É verdade. Há muito que me interrogava. Porque nunca foi posta à venda? Não foi por acaso, aliás, que a aluna a escolheu. Também para mim, é das melhores fotobiografias feitas em Portugal. Alguém consegue explicar? O Professor Paulo Trincão, a quem aproveito para dar os parabens pelo excelente trabalho, diz-nos que foi "abafada". Mas por quem? Quem são os espíritos maléficos que, ainda hoje, trinta anos após a morte de Mário Silva, o continuam a perseguir. Eis porque o Natureza Naturada faz todo o sentido. Porque daqui ergueremos bem alto a nossa voz contra esses espíritos, sejam eles quem forem!

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.