Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

04/05/11

Um Tiro no Porta-Aviões Laranja

Sócrates e o PS preparam-se mesmo para se tornarem num “case study” de Ciências Políticas, para espanto de muitos comentadores políticos. No entanto, uma estratégia partidária irrepreensível aliada a uma oposição que, ou não se ouve, ou dá tiros nos pés a toda a hora, fazem temer o pior. A reeleição de Sócrates para primeiro-ministro.

É certo também, dissemo-lo várias vezes, que para pior já basta assim. Mais neo-liberalismo, ou seja mais do mesmo, que é a cartilha gasta do actuais PPD e PP, é fado que os portugueses não devem querer tocar. O nosso sistema capitalista atingiu um nível de desregulação e de corrupção de tal ordem elevado, que é melhor que estes partidos não voltem para o governo, a julgar pelas orientações políticas dos seus actuais dirigentes. Lá, recorde-se bem, não estão nem Sá Carneiro nem Freitas do Amaral. Por isso, Deus nos livre de tal desgraça. Para isso já basta a orientação da actual Comissão Europeia, e da generalidade dos países europeus que comandam os destinos da União Europeia, com os tristes resultados que todos conhecemos. Os neo-liberais estão a acabar connosco, tal como os liberais do século XIX arrasaram com a economia daquele tempo. É urgente mudar.

Assim, infelizmente, Sócrates até começa a parecer que nem é o pior dos males, apesar de todo o mal que nos tem feito. É esta a mensagem que agora o PS e governo estão a passar para a opinião pública. A social-democracia há muito que foi metida na gaveta. Depois de uma casca de banana chamada PEC 4, descascada nas vésperas do congresso do Partido Socialista, que conduziu, tal como eu previ, a uma viragem nas intenções de voto para as próximas legislativas, eis que o PS e o Governo se preparam para afundar o porta-aviões da armada laranja. Assumindo, de peito aberto as negociações com a troika, conduziram toda a negociação não passando cavaco a PPD e PP. O PEC4 que prepararam, propositadamente austero para ser chumbado, diga-se, era, sabiam-no bem, o ponto de partida para as negociações com a troika. Agora, pouco tempo volvido, selam o acordo com a troika com ares de salvadores da pátria. Afinal, teremos dinheiro e não vão ser necessárias as medidas de austeridade que todos receavam. Afinal, parece que nem vai haver sacrifícios, tal a forma como Sócrates apresentou o acordo há umas horas, ladeado por Teixeira dos Santos, que se limitou a fazer figura de corpo presente, em conferência de imprensa. Ou melhor, Sócrates apresentou tudo o que não vai ser feito, que é óptimo. Mas sobre o que vai ser preciso fazer nada se sabe ainda. A não ser o que já estava previsto no PEC4 sobre o corte das pensões acima dos 1500 euros, que era de inteira justiça, face a todos aqueles que, trabalhando, viram os seus salários serem cortados. Afinal, Sócrates, de vilão passou a vítima e agora a herói. Bravo!

Caricata foi a posição em que o PPD, no mínimo, ficou. Pedro Passos Coelho esperou toda a tarde pela comitiva da troika que, pura e simplesmente, o desprezou. Sem saber o que fazer, o PPD mandou para a frente das câmaras, um Eduardo Catroga completamente aos “papéis”. Afinal, Eduardo Catroga, que chefiava a delegação do PPD nas negociações com a troika parecia não saber o que dizer e, pior, deu a entender que não sabia patavina do que tratava o acordo assinado pelo governo, e que o PPD e o PP terão que assinar. Não o acordo, mas uma carta de intenções, o que na prática vai dar ao mesmo. A margem de manobra política do PPD e PP ficaram assim reduzidas a “quase” nada. Isso mesmo foi entendido por Santana Lopes que, no programa “Prova dos 9” da TVI desta noite, aproveitou para dar mais uns tiros na armada laranja. Incrível é que o PS e o governo, que conduziram o país a esta situação, embora com enormes responsabilidades externas, é certo, se preparam para virar as sondagens definitivamente a seu favor. Ficaremos a aguardar pelas próximas sondagens e cá estaremos para julgar esta nossa previsão.

Sem comentários: