Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

08/05/11

Terrorismo de Estado

Foi-nos anunciado há pouco tempo, e já confirmado pela Al Qaeda, que Ossama Bin Laden foi executado durante uma operação relâmpago do Team 6 dos SEALS da marinha norte-americana. Estava desarmado quando foi abatido com um tiro na cabeça em frente da mulher e dos filhos.

É certo que o cabecilha do 11 de Setembro espalhou o terror pelo mundo e era um terrorista que devia ser julgado e condenado pelos seus actos. Mas afinal foi executado sumariamente. Os que o mataram usaram exactamente os mesmos princípios que ele próprio: a vingança.

O que eu pergunto é se à luz da Constituição Norte Americana e da Declaração Universal dos Direitos do Homem, um homem procurado pela Justiça pode ser executado sumariamente sem ser ouvido em julgamento? Estes métodos não são os que se usavam na Idade Média? Parece-me que a política de olho por olho, dente por dente, é muito perigosa. Afinal o que diferencia estes actos de execução sumária daqueles que o terrorista professava? Não é isto terrorismo de estado?

Sem comentários: