Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

12/05/11

Será a Reencarnação Possível à Luz da Ciência?

Mais um excelente trabalho de investigação (XENON100) em que participa uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra. Eureka - A um passo da matéria negra:


Esta prende-se com a descoberta da matéria negra e da sua possível qualificação e quantificação. Isto é muito importante a vários níveis. Como realça José Matias 4/5 do Universo é para nós invisível. "Vemos" somente uma pequena parte da matéria que existe no Universo. Para mim, este é um assunto que me fascina. E vou explicar porquê. Tem a ver com a Teoria do Big Bang. O Big Bang pode resumir-se como o momento em que tudo começou. Uma brutal explosão que deu origem ao Universo que conhecemos a partir de uma singularidade pontual do Espaço-Tempo. O que para nós pode ter muito interesse, é se após esta "explosão das explosões", que ocorreu há cerca de 18 mil milhões de anos, a força da gravidade não será vencida. Isto é, se o "ímpeto" inicial foi suficientemente forte para que o Universo se dilua no espaço-tempo, ou se, pelo contrário, ele não foi suficiente e, dessa forma, o universo regredirá sob a acção da força da gravidade até ao ponto inicial. A terceira hipótese é que ambas se equilibrem exactamente de forma a que a expansão do Universo seja parada para todo o sempre. Estas três hipóteses possíveis dependerão da densidade total de matéria no universo. Ou seja, através da Teoria Geral da Relatividade podemos calcular um valor crítico para a densidade de matéria no Universo que a ser igualada pela densidade realmente existente no Universo, este interromperá a sua expansão para sempre. Se a densidade real for inferior à crítica então o Universo diluir-se-à para todo sempre. A hipótese mais fascinante é a segunda, ou seja se a densidade realmente existente, que dependerá do valor exacto de matéria negra que desconhecemos, for superior à densidade crítica. Neste caso, estamos na presença de um Universo que os Cosmologistas chamam de Universo Pulsante. Não houve um Big Bang. Há Big Bangs e há Big Crashes. Numa sucessão infinita. Isto pode ser fisicamente possível. A sê-lo, significa que o Big Bang que nos deu origem, poderá repetir-se uma e outra vez. São tantas a vezes que o infinito permite que não fica excluída a existência, não de uma, mas de várias combinações que nos darão vida. A isto chama-se reencarnação. Mas esta real, não dogmática. Fascinante, pois isto é Ciência.

Uma Curiosidade Adicional:

Einstein, que propôs a Teoria Geral da Relatividade em 1915, era um homem profundamente religioso. Na verdadeira acepção da palavra. Acreditava piamente que o Universo era infinito e imutável. Acreditava num Deus determinista e mecanicista. Por isso questionou sempre a Mecânica Quântica. Ficou célebre a sua frase: "Deus não joga aos dados". Ao estudar a Teoria da Relatividade apercebeu-se que as suas equações conduziriam à existência de um Universo em expansão. Atormentado com este facto, decidiu introduzir uma constante nas suas equações a que chamou de Constante Cosmológica. Também ela relacionada com a matéria negra. Dessa forma forçou artificialmente a sua teoria a predizer que o Universo era infinito e imutável. Este erro, reconhecido por Einstein muitos anos depois, poderia ter levado à previsão da descoberta da expansão do Universo, verificada muitos anos depois por Hubble, em 1929. Já agora aproveito para recomendar uma visita ao site do telescópio espacial Hubble.

Sem comentários: