Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

28/04/11

Moody's, Fitch e Standard & Poor's

Hércules matando a Hidra de Lerna, François-Joseph Bosio, Louvre

Moody's, Fitch e Standard & Poor's (Norma e pobres?!...), são as cabeças de uma hidra que chamamos de "Mercados". Qual hidra com três cabeças. Agora, será preciso mais do que um Hércules para matar esta nova Hidra de Lerna da era da globalização. Agora só mesmo com a união dos povos, seguindo o exemplo dos nossos irmãos árabes...

Há uns dias atrás um grupo de economistas, encabeçado pelo Professor de Economia, meu conterrâneo, Professor José Reis, apresentou uma queixa-crime na Procuradoria-Geral da República contra as agências de notação Moody's, Fitch e Standard & Poor's por crime de manipulação do mercado. Bravo! A queixa é subscrita por José Reis, José Manuel Pureza, da Universidade de Coimbra, Manuel Brandão e Maria Manuela Silva, do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). José Reis afirmou que estas agências «dominam mais de 90 por cento do mercado» internacional, pelo que «é preciso saber se as leis da concorrência são respeitadas». Estaremos atentos para ver as consequências judiciais desta queixa histórica. Infelizmente, por experiência própria, da nossa Justiça não esperamos grande coisa. É apenas curiosidade.

Efectivamente, não se compreende, de modo nenhum, que havendo indicadores que mostravam que a economia portuguesa até não estava a ir tão mal assim, estas agências não paravam de baixar os ratings. Não havia, nem haveria nunca, PEC que satisfizesse estes cães famintos. Baixam, única e exclusivamente, porque resolveram orientar a sua ganância especulativa contra os Estados da periferia da Europa, com o beneplácito da própria UE. Foi esta mesma ganância que fez com que estes ladrões classificassem com AAA, a notação máxima que atribuem, pasme-se, o banco Lehman Brothers e a seguradora AIG em vésperas das suas falências. Como pode a UE aceitar as orientações destes charlatães? E nós?

Percebemos muito bem que, provavelmente, as orientações das suas notações têm como objectivo, único, que os tais Fundos de Investimento (parece que pelo menos duas cabeças da Hidra são propriedade de um Fundo de Investimento (?!?)) reembolsem, rapidamente, as perdas colossais de 2008. Perdas devido à especulação desenfreada que eles mesmos criaram, na sua sede infinita pelo lucro fácil e rápido. Por isso arrastaram o mundo para uma crise da qual parece não haver saída. Agora, quais cães famintos, agarram-se aos ossos dos países com as economias fragilizadas, devido também às estúpidas políticas do euro forte do Sr. Trichet e Companhia, que só beneficiam os países ricos do norte da Europa.

O caricato disto tudo é que esta escumalha (os ultra-neo-liberais dos mercados) mandam no poder político mundial. Os seus responsáveis passeiam-se, hoje, por onde querem, mais ricos do que nunca. Enquanto o Zé paga tudo. Claro. Mas Pior. Muitos foram reconduzidos para lugares de maior responsabilidade ainda. Isto acontece hoje nos EUA, com Barak Obama a mostrar que também ele não sai ileso desta fotografia. Para mal dos nossos pecados, Obama está a tornar-se numa profunda decepção. Quando a crise se deu, mandaram os estados do mundo tapar o buraco financeiro que eles criaram. O lema foi privatizem-se os lucros e nacionalizem-se os prejuízos. Até os tótós da nossa direita reclamavam! Nacionalize-se! Portugal salvou o BPN seguindo as orientações da UE. É preciso não esquecer. A mesma que agora nos vira as costas... No entanto, os cães danados, depois de salvos, resolveram recuperar as perdas usando como ferramenta, que eles chamam de ALAVANCAGEM, as dívidas soberanas dos países, onde se inclui Portugal. Isto não pode continuar... Bem fizeram os Islandeses que se negaram a pagar as dívidas dos seus bancos especuladores. E nós pagamos porque Sócrates decidiu por nós!

Sem comentários: