Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

25/04/11

25 de Abril de 2011

imagem retirada daqui

Celebram-se hoje trinta e cinco anos da Revolução de Abril. Apesar das conquistas adquiridas ao longo destes anos, a sociedade portuguesa foi conduzida a um beco sem saída. Para isso muito contribuiu a partidocracia e o clientelismo que floresceu em torno dos partidos políticos da esfera do poder. De facto, hoje, a credibilidade da nossa classe política é praticamente nula. O que ela diz, pura e simplesmente, não se escreve. Diz coisas que a realidade teima em mostrar que não são verdadeiras. Antes, são mesmo contraditórias. Partidos que se dizem de esquerda, governam com a batuta do neo-liberalismo e da direita, pregando aos quatro ventos que são defensores de um modelo social que lentamente vêm ajudando a destruir.

O problema não é, infelizmente, somente português. Diria mesmo que os europeus ensandeceram, pois vemos países que considerávamos modelos de desenvolvimento social, baseados nos valores da social democracia, a votarem em partidos de extrema direita, defensores de valores que no passado tanto mal fizeram à humanidade. É razão para dizer que a memória dos povos é curta. Esqueceram-se que foi a social democracia que permitiu que atingissem, em poucos anos, padrões de vida elevadíssimos. Os nórdicos, não há muito tempo, morriam à fome.

A desagregação lenta que temos vindo a assistir da União Europeia é somente o corolário das políticas da direita e do capitalismo selvagem que têm sido seguidas nos últimos anos. Pior. Capitalismo de casino, dos off shores, onde se lava o dinheiro proveniente do tráfico de droga, de armas e de pessoas. Com este sistema estão os actuais políticos europeus solidários. Incluindo os portugueses. Se estamos enganados, porque não combatem e ilegalizam os off shores? Porque permitem que a dívida dos países seja alvo de agências de notação e de especuladores sem escrúpulos? As mesmas agências que classificavam, com notação máxima, bancos e seguradoras que faliram logo de seguida, arrastando com eles toda a economia mundial? Como pode ser isto possível? E que penas têm tido os responsáveis pelo crash de 2008? NENHUMAS! São eles que continuam a mandar ou gozam de reformas milionárias!

Este sistema baseado na ganância humana, da corrupção generalizada, não tem futuro. Nunca teve. Os povos suportam as injustiças sociais até determinados limites. Por isso, dias negros se avizinham, e temos que nos preparar para as graves convoluções sociais que aí vêm. Porque, infelizmente, só movimentos revolucionários de rotura poderão acabar com o sistema oligárquico que se instalou. Com pés de veludo, este foi tomando conta do poder, vencendo a democracia por dentro. Não sou eu que o digo. É a História que no-lo diz.

25 de Abril sempre!

Sem comentários: