Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

11/11/10

A Magia do Espírito

Contos e lendas de um Portugal profundo... e perdido...

O tio Francisco Habilidades

O tio Francisco Habilidades deu o seu testamento espiritual aos seus castanheiros. Os soitos, que encheram as leiras nas encostas, na povoação de Baloquinhas, foram considerados, no passado, os maiores do Concelho de Seia.

Estes soitos pertenciam ao proprietário Francisco dos Santos Nobre, irmão do meu avô, sendo conhecido por Francisco Habilidades. Viveu solteiro.

A sua alcunha “Habilidades”, deve-se ao facto de materializar os seus sonhos construindo obras, as mais diversas, como pedreiro, carpinteiro e ferreiro. Nas suas forjas construía as suas ferramentas agrícolas.

Na sua casa grande, à entrada de Baloquinhas, vivia com as suas longas barbas, como um patriarca bíblico. Dava conselhos sobre os trabalhos agrícolas e, pela sua personalidade de bondade, as suas palavras éticas e de conduta humana eram bem ouvidas e aceites.

Mas esta sua vivência foi interrompida pela praga da “tinta”, que matou todos os seus castanheiros e os seus soitos transformaram-se em troncos mortos, como fantasmas.

Num certo dia outonal, o “Ti” Francisco Habilidades, já no fim da vida e doente, espreitando pela janela da sua casa, olhando o último castanheiro a morrer, disse-lhe com uma voz ouvida por todas as encostadas, em Baloquinhas:

“Quando eu morrer, tu não morrerás, porque o meu espírito vai para dentro do teu corpo e, quem usar a tua madeira, terá uma vida feliz e livre de todos os maus espíritos”. (Memórias no tempo do calor das lareiras).

Esta mensagem espiritual, dirigida ao moribundo castanheiro, tem origem herdada nos rituais celtas, povos que habitaram na freguesia de Vide.

Os seus druidas, sacerdotes, acreditavam que os espíritos dos mortos se refugiavam nas árvores, consideradas os seus templos.

Deste modo, ainda hoje, o costume muito usual de bater com os nós dos dedos sobre a madeira, especificamente, sobre a tampa de madeira de uma mesa para espantar azares dos espíritos.

A antropologia cultural dos povos primitivos deixou-nos, como herança, muitos ou milhares de exemplos, expressos em costumes de conduta humana. Por isso, as comunidades humanas actuais vivem ainda agarradas, por vezes, num âmbito divino, a esses costumes dos povos das primeiras civilizações pré-históricas.

Alguns exemplos desta vida primitiva, aparentemente simples, mas com um significado profundo: o vestuário preto ou branco, usado como luto, pela morte de familiares ou pessoas queridas, a colocação de flores (mas naturais), sobre a campa dos mortos, a coroação dos heróicos atletas, vencedores nos Jogos Olímpicos, em homenagem ao deus pagão grego, Zeus. Os rituais religiosos de hoje são heranças dos tempos pagãos.

Sem comentários: