Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

24/12/09

A Claque e as Claques

Nunca gostei de claques. O apoio incondicional de um grupo organizado a uma determinada equipa (a um homem, a uma organização, etc.), obriga a que esse grupo ou claque seja disciplinado e obediente. Uma claque é sempre castradora da liberdade individual, mesmo que o indivíduo aceite livremente a ela pertencer. Percebo a razão de ser de uma claque espontânea, quando um grupo de indivíduos apoia e dá ânimo à sua equipa num jogo. Não posso, ou melhor, não podemos é aceitar as claques organizadas. Elas são anti-democráticas e castradoras das liberdades individuais por natureza. Por isso mesmo, no mundo do futebol, as claques são coutada de grupos de extrema direita. Basta ver os símbolos que utilizam. Elas estão também na génese do hooliganismo, que não passa de um bando de selvagens urbanos enraivecidos com a miséria da vida, que destroiem o que de melhor pode ter o jogo: o desportivismo. A culpa não é deles, mas sim da sociedade em que vivemos. Talvez por isso, as claques fazem lembrar-me um turbilhão de coisas relacionadas com tirania.

Fazem lembrar-me as paradas nazis. Fazem lembrar-me o Big Brother e os seus correligionários. Fazem lembrar-me os bufos, os homens pequenos de olhos pequeninos e juntos de Orwell. Fazem lembrar-me o George Bush. Fazem lembrar-me a PIDE. Fazem lembrar-me o José Sócrates. Fazem lembrar-me a Maria de Lurdes Rodrigues. Fazem lembrar-me os políticos que gostam de malhar. Enfim, fazem lembrar-me coisas tristes.

Hoje, o poder das claques assusta. Ou melhor, assusta o poder de um sobre a vontade de muitos. O que a disciplina de muitos pode fazer sob o comando de um só. Vejam o vídeo, apreciem a mestria formidável desta claque, e pensem no que estes homens poderiam fazer num exército comandado por um psicopata qualquer...

Fazem lembrar-me as palavras de Nostradamus sobre o Homem de Sangue. O terceiro anti-Cristo que surgirá quando os ciclos da Lua se renovarem...

Sem comentários: