Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

06/09/09

Coincidência Cósmica?

Imagem do satélite COBE - foto astronómica do dia (NASA)

A Terra move-se em torno do Sol. O Sol orbita o centro da nossa galáxia, a Via Láctea. A Via Láctea orbita em torno do Grupo Local de Galáxias. O Grupo Local aproxima-se do Cluster de Galáxias, Virgo. Mas estas velocidades são inferiores à velocidade com que todos estes objectos juntos se movem relativamente à radiação de fundo de micro ondas cósmicas (CMBR). Na imagem acima, de todo o céu, tirada pelo satélite COBE, a radiação na direcção do movimento da Terra aparece deslocada para o azul, por isso mais quente, enquanto a radiação sobre o lado oposto do céu está deslocada para o vermelho, por isso mais frio. O mapa indica que o Grupo Local move-se a cerca de 600 quilómetros por segundo (km/s) relativamente à radiação primordial de fundo (radiação fóssil com origem no Big Bang). Esta elevada velocidade não era inicialmente esperada e a sua magnitude continua por explicar. Porque nos movemos tão depressa? O que está para lá daqui?

Mas o que é igualmente espantoso é a semelhança da imagem do COBE com o diagrama do Taiji Tu. Na Filosofia Chinesa, esse conhecido símbolo, na figura abaixo, representa a integração de Yin e Yang e toda a dicotomia entre o Bem e o Mal. Yang: o princípio activo, noturno, escuro, frio. Yin: o princípio passivo, diurno, luminoso, quente. Seja coincidência ou não, o símbolo chinês parece ter agora razões acrescidas para a sua existência.

Sem comentários: