Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

21/08/09

Cantores e Cantares de Abril

Foto retirada daqui
Delicioso, é o mínimo que se pode dizer do site Marius 70 - Cantores de intervenção. Trabalho excepcional de um autor que desconheço, mas a quem dou os meus parabéns pelo excelente trabalho de recolha e compilação musical. Estão lá todos os "cantautores" de Abril, Zeca, Adriano, Fanhais, Freire, Branco, Fausto, etc. Por exemplo, o site dedicado a Zeca Afonso contém praticamente toda a discografia, desde os fados de Coimbra, passando pelas baladas, até às músicas de intervenção. Simplesmente maravilhoso. Recordar a canção de embalar, balada do outono, menino do bairro negro, e o magnífico, cantar alentejano, um hino a Catarina, etc.
Sobre o site alguém escreveu:
Aproveitem estas cerca de 4 horas de lindas e "profundas" canções, que tanto tiveram a ver com as nossas vidas. Para os que não viveram aqueles (terríveis) tempos, chamo a atenção para as letras. Para "fugir" à censura, as letras não podiam dizer tudo, pelo que é preciso, muitas vezes, ler nas entrelinhas a mensagem que o autor queria fazer passar! Algumas destas canções ainda hoje nos fazem arrepiar... Ele foi a emigração, a nossa ida para a guerra colonial. Os que voltaram numa "caixa de pinho"....".... pergunta ao vento que passa/notícias do meu país/o vento cala a desgraça/o vento nada me diz...""...e nunca mais acenderás o teu no meu cigarro....", canta o Adriano. Pois foi, tivemos o nosso "Vietnam", na mesma altura mas à maneira Portuguesa..... E agora temos estas canções. Um valioso espólio, sem dúvida!
25 de Abril Sempre!

1 comentário:

Mário Lima disse...

Olá

Aqui está o Marius70.

:)

Obrigado pelo seu tema tendo em conta a minha pessoa. Sobre os Cantores será sempre um marco que ficará para além de mim, para que outras gerações saibam que um dia houve uma Revolução que libertou Portugal da mordaça do fascismo.

O Zeca ainda não está acabado. A discografia está lá quase toda, falta só a Morena (instrumental) mas ainda muito há a fazer para que o Zeca tenha a página que merece no que concerne às letras e músicas no Discografias em falta.

Obrigado mais uma vez e tudo de bom!