Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

24/07/09

Tráfego Aéreo. Impressionante!

É impressionante! E fascinante! No vídeo abaixo, que é uma compilação de imagens de radar, cada ponto amarelo é um avião. São 12 horas de tráfego aéreo resumidos num minuto! De notar que à medida que a noite chega aos continentes (Europa, América ou Austrália, ...) e aos diferentes países, os pontinhos amarelos vão desaparecendo. São aos milhares. De notar também nas rotas transatlânticas e nos pontos que se perdem no meio do oceano. É um espectáculo! E aqueles que passam no Pólo Norte com uma velocidade diabólica? Alguns perdendo-se no meio da Gronelândia, Norte do Canadá e Sibéria... Que aviões serão? Serão voos orbitrais? Serão já uma realidade, ainda sob segredo militar?

Seja como for, o vídeo dá-nos uma imagem da quantidade de voos aéreos diários no mundo inteiro e, tendo em consideração o número de acidentes verificados, mostra-nos que é, de facto, o meio de transporte mais seguro do planeta. Isto, apesar do acidente ocorrido recentemente com o voo AF447 da Air France, um AirBus A330-200 que no dia 1 de Junho, quando fazia a ligação entre o Rio e Paris, se perdeu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, numa zona de díficil acesso. Já depois deste trágico acidente, a 30 Jun 2009, um Airbus A310 com 150 pessoas a bordo caiu no arquipélago das Comores no Oceano Índico, outro no Irão, etc. No entanto, nestes últimos casos, sabe-se que é por falta de manutenção ou manutenção indevida das aeronaves. Por isso mesmo houve manifestações em França exigindo melhores ligações aéreas com as ilhas francófonas do Índico. Este vídeo fica então como incentivo para aqueles que têm receio de andar de avião.

Fonte:
http://radar.zhaw.ch/resources/airtraffic.wmv

Sem comentários: