Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

23/05/09

A Propósito de um Comunicado da Reitoria da Universidade de Coimbra sobre o Museu Nacional da Ciência e da Técnica

Palacete Sacadura Bote, na Rua dos Coutinhos, em Coimbra, edifício sede do Museu Nacional da Ciência e da Técnica, e onde deveria ter sido criada a Casa-Museu Mário Augusto da Silva... (mais uma promessa que não irão cumprir?)

Uma das razões da existência deste blogue foi precisamente o de tentar alertar para o desmantelamento do Museu Nacional da Ciência e da Técnica (MNCT) levado a cabo pelos dois últimos governos. Nunca compreenderemos, nem aceitaremos, a destruição de um Museu Nacional dedicado à Ciência e à Técnica, sejam quais forem os motivos invocados, pois nunca haverá um que justifique tamanha afronta a Portugal, a Coimbra e ao seu fundador, o Professor Mário Augusto da Silva. Hoje deixamos aqui o comunicado oficial da Reitoria da Universidade de Coimbra, emitido em Fevereiro de 2005, quando foi desferida a primeira machadada com vista ao desmantelamento do MNCT (outras existiram no passado, mas o Museu lá foi sobrevivendo). Passados quatro anos de agonia, tudo parece estar na mesma... no mesmo lugar... sem fim à vista.... aparentemente... só aparentemente. O texto, marca a posição oficial inicial da Universidade de Coimbra perante estes tristes acontecimentos. É, por isso, um documento importante para a triste História do Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva.

MUSEU NACIONAL DA CIÊNCIA E DA TÉCNICA DOUTOR MÁRIO SILVA

A Lei Orgânica do Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior, publicada em 6 de Janeiro de 2005, veio extinguir a Direcção-Geral “Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva”, com sede em Coimbra, integrando este Museu, como serviço, na nova Direcção-Geral “Museu do Conhecimento”, a sediar em Lisboa. Esta atitude não nos parece compatível com o projecto de museologia científica no qual a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra, o Ministério da Cultura e o próprio Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior se vêm empenhando há vários anos, e cujo trabalho preparatório culminou com a assinatura, a 6 de Abril de 2004, de um Memorando de Entendimento que prevê a criação da Fundação “Museu das Ciências” à qual será atribuída a responsabilidade da gestão integrada dos espólios existentes nos museus universitários e no Museu Nacional, sem pôr em causa a existência destas estruturas. A Universidade de Coimbra lamenta que na preparação e publicação de um documento com a importância de uma Lei Orgânica não tenha sido considerada a solução que parece corresponder à vontade de todos os intervenientes, incluindo a do próprio Ministério. Trata-se de uma decisão incompreensível, que só pode ter resultado de um descuido, que urge corrigir com a rapidez que o bom-senso determina.

A Universidade de Coimbra considera que a medida é extemporânea e inconsequente, mas mesmo por isso não menos agressiva:
- relativamente a uma Direcção-Geral que inexplicavelmente é despromovida a Serviço, na dependência de uma outra Direcção-Geral entretanto criada;
- relativamente a um Director-Geral nomeado pelo anterior Governo da mesma maioria, por sugestão da Universidade de Coimbra;
- relativamente à Universidade de Coimbra, que manifestou em tempo a sua discordância desta solução;
- relativamente à própria cidade, que vê desvalorizada uma estrutura cuja actividade e estatuto de Direcção-Geral muito aprecia.


A Universidade de Coimbra deseja expressar a sua solidariedade para com o Senhor Professor Doutor Paulo Gama Mota, e manifestar publicamente o apreço pelo seu desempenho à frente do Museu Nacional, em condições difíceis e com recursos sempre escassos e muito inferiores às expectativas que lhe haviam sido criadas. A Universidade de Coimbra mantém a convicção profunda de que este episódio será rapidamente ultrapassado, de forma a fazer a justiça devida ao Museu Nacional da Ciência e da Técnica e ao seu patrono, e a defender a continuação de um projecto de grande contemporaneidade e interesse histórico e científico para a Universidade de Coimbra, para a cidade e para o País.

Coimbra, 3 de Fevereiro de 2005"

Esperamos, sinceramente, que a vontade da Universidade de Coimbra, e do seu Magnífico Reitor, Professor Dr. Seabra Santos, bem expressas neste comunicado, se mantenham no futuro. Que a estrutura museológica da Universidade, com base na Fundação "Museu das Ciências" possa coexistir e prosperar lado a lado com uma estrutura Nacional, com estatuto de direcção-geral, que vise preservar o nosso património científico e técnico, implementar, coordenar e gerir todas as actividades relevantes relacionadas com a História da Ciência e da Técnica em Portugal.

Sem comentários: