Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

29/03/09

Comemora-se hoje

Dia 30 de Março

Comemoram-se hoje 90 anos sobre o dia em que Mahatma Gandhi lançou o "Hartai" (greve geral) contra o colonialismo inglês na Índia (1919). A vitória do querer e da coragem de um povo que, liderado por este homem sábio, mostrou que era possível vencer somente usando como armas a verdade e a razão. Sem recurso à violência, inflingiu uma pesada derrota política a Inglaterra, obrigando-a a reconhecer e a dar a independência à grande nação indiana. Em 1982, com direção de Richard Attenborough é realizado o filme "Gandhi", uma co-produção indo-britânica, com Ben Kingsley, Candice Bergen e Edward Fox. Considero-o um dos melhores filmes que tive o prazer de ver até hoje.

Comemora-se também a partida de Gago Coutinho e Sacadura Cabral para o Brasil em 1922, para a primeira atravessia aérea do Atlântico Sul. Esta viagem aérea, iniciada com o hidroavião "Lusitânia" a partir de Belém, constituiu um marco importante na aviação mundial, pois veio comprovar a eficácia do sextante aperfeiçoado por Gago Coutinho, com a ajuda de Sacadura Cabral, permitindo a navegação aérea astronómica com uma precisão sem precedentes.

Sem comentários: