Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

04/09/08

Os Caneiros

As férias terminaram. No final das minhas, nunca dispenso uns bons mergulhos nos caneiros. Não sei a origem da palavra caneiros, nem tão pouco me dei ao trabalho de averiguar. Salvando o erro, penso que é de origem celta. Na minha realidade, no entanto, trata-se somente da piscina natural mais bonita que eu conheço. Teve a sua origem num açude, erigido há mais de um século na ribeira de Alvôco, um afluente do rio Alva, para encanar as águas do rio para o regadio das terras, das leiras e dos lameiros. Também para o accionamento dos moinhos hidráulicos, que hoje constituem um património completamente destruído e abandonado. Ali ainda se pesca a truta. Não espanta que tantos escritores e músicos portugueses escrevam e cantem as belezas do Alva, pois são autênticos pequenos pedaços do paraíso. Como escrevia alguém especial "ainda hoje recordo com saudades, os banhos na água gelada dos Caneiros, o sol quente a bater nos corpos deitados nas fragas e o sussurrar do vento por entre os pinheiros...". De facto... são pequenos pedaços do paraíso que, infelizmente, só são vislumbrados por alguns, sortudos, como nós...

UM DESABAFO:
Pena que muitos lugares e praias fluviais nesta linda, linda região, sejam impróprios para banhos. As praias fluviais de Avô e Ponte das Três-Entradas, por exemplo, estão com certeza poluídas. Digo-o porque as fossas comunitárias da minha aldeia, a montante daquelas, e uma encontra-se na propriedade da minha mãe, há anos que lançam directamente no rio o que não conseguem reter. Esta última nunca foi limpa e no verão está sempre a transbordar... Nenhum apelo à Câmara de Seia, feito pelo meu falecido pai, surtiu efeito.
Mas a minha mãe não ficou sem resposta. Pelo falecimento do meu pai, vai ter que começar a pagar quase 400 euros anuais de IMI à Câmara de Seia, pela casa rural (um aumento de mais de 400%!!!???!!!). Presumimos, também, que os iluminados chegaram à conclusão que terá igualmente que pagar o "cheirinho" que, amavelmente, lhe puseram debaixo do nariz. Numa palavra: BANDIDOS!
E UM ALERTA:
Há muito que estações de tratamento de águas residuais deveriam estar a funcionar nestas aldeias ribeirinhas. Mas até hoje: NADA. O que iremos deixar às gerações do futuro? Parques Naturais com ribeiras de águas castanhas, lodosas e malcheirosas? Tenham vergonha! Com tantos milhões da UE... tudo por pura incompetência (se for só) dos que nos governam que, por ignorância, chegam a ser criminosos.

Sem comentários: