Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

22/06/08

Laranja Avermelhado

Em termos gerais gostei das suas palavras no final do XXXI congresso do PPD. Agora mais PSD. Só é pena que o vento as leve. Mas dá jeito, claro. O tempo a isso convida. Apetece acreditar, mesmo que a imagem que de si tenhamos seja a de lápis atrás da orelha. Mas o português gosta. Gosta de levar no lombo. Quanto mais lhe batem, mais gosta. É saudosista-masoquista. E invejoso até ao cúmulo. Delira com líderes, principalmente se atacam a classe do lado, sem beliscar a sua. Enchem a boca com “a senhora tem credibilidade”. Seja lá o que isso for. E a senhora encaixa no perfil. E de burra nada tem, não senhor.
Agarra a direita. Embora tenha sido um pouco gato escondido com o rabo de fora, ou tipo garras ao léu para puxar o lençol. A velha e insuportável teoria do despesismo e a trágica visão incutida pelos velhos do restelo, sempre abocanhada pela direita populista portuguesa. Não há forma de perceberem que as tais grandes obras públicas são essenciais para o desenvolvimento de Portugal. Directa e indirectamente. Os benefícios que trarão, quer o novo aeroporto, quer o TGV, ao desenvolvimento de Portugal não são mensuráveis. Não consegue perceber isso e temo que seja tarde para aprender. Mas aqui fica uma questão para que medite. Para que serviu o ouro arrecadado durante anos e anos por Salazar? Enquanto os portugueses viviam num país quase medieval. É isso que quer? Ainda hoje estamos a pagar, essa sim, pesada factura.
Mas quer agarrar a esquerda. E para isso fez um discurso para fora. Estando o PPD reduzido ao básico, pois os que estão lá, estarão para sempre, nem que chovam picaretas, brindou-nos com um discurso progressista, moderno, enfim, de esquerda. Em suma, um discurso para os descontentes do PS. A senhora encheu a boca com palavras boas e bonitas, nada usuais no seu quadrante. Solidariedade? Tem a certeza que não queria dizer caridade? Afinal o seu mentor não tinha enterrado o socialismo? Defende agora o serviço nacional de saúde, justiça e educação para todos, solidariedade para com os mais desfavorecidos, enfim… parece que evoluiu desde os tempos em que defendia a política do Deus, Pátria e Família. Afinal, também é verdade, só as pessoas minimamente inteligentes progridem. Cultivam-se, enquanto os restantes pastam. Como aquele companheiro que diz “póprio", póprio para trás, póprio para a frente. Coitado. Apetecia dar-lhe uma palmada nas costas, para ver se expelia o r. Ou aquele outro, que foi director geral da educação, que na TV dizia, diziria para trás, diziria para a frente. Águas passadas.

Adiante. É bom ver que, finalmente, se vislumbra uma verdadeira social democrata nas hostes laranjas. Mais vale tarde do que nunca. Ou será que só vestiu a pele da avózinha? Qual loba por detrás, como a questão das obras deixou perceber? Seja como for, foi um discurso quase a relembrar a utopia que o seu amigo defendia nos tempos em que raciocinava. De tal forma que o homem, na plateia, babando-se, quase atingia o orgasmo. O Zézinho que se cuide, pois anda tudo baralhado. Abruptamente, laranjas viraram rosas. Agora, rosas virarão laranjas. Pelo meio rosas alaranjadas ou, pior ainda, laranjas avermelhadas. Sinais do tempo, com certeza.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.