Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

22/05/08

Notas Presas e Combustíveis!


Cartoon sobre Sócrates publicado em 2005 no jornal «Le Monde»! Mais actual não poderia ser!!!

Mas que ideias? Ideia principal deste último programa: os consumidores que se cuidem porque os preços dos combustíveis vieram para ficar. Nada a fazer. Ponto final. E, portanto, face a esta ideia genial, se o comum dos cidadãos não puder pagar a gasosa dos "engenheiros", nem os lucros milionários dos comilões, sejam eles as petrolíferas ou o próprio estado, que se abarbata com “somente” 60% do preço dos combustíveis, só lhe resta mesmo começar a deixar o carro em casa e a começar a andar nos fabulosos transportes públicos (de Lisboa). Nossa… que génio! Ouvir uma palavra a Vitorino, um comentário que fosse, sobre a carga brutal dos impostos sobre os combustíveis, sobre o preço do petróleo em euros, e não em dólares, sobre o possível cartel que fixa os preços em Portugal, é que não. Isso é que não. O governo não deixaria, ficaria mal na fotografia. Mas era isso que se exigia. O governo não pode continuar a fazer ouvidos de mercador, a não querer saber, a deixar andar. Não pode!
Mas depois da triste cena, que foi assistir na noite de segunda às “ideias” de Vitorino, eis que temos a infelicidade de assistir a alguns momentos, hilariantes, da sessão das terças da Assembleia da Republica. Eu nunca gostei de Paulo Portas, mas com ele tenho que concordar quando, em resposta ao sorriso amarelo e arrogante do nosso primeiro-ministro, diz “que querem fazer de nós parvos!”. Querem mesmo! Este governo trata-nos como mentecaptos.

aqui falei sobre o logro no preço dos combustíveis em Portugal. É uma verdade indesmentível. E quem assistiu, também na noite de segunda, ao programa prós e contras, não pode ter deixado de tirar a conclusão que, em Portugal, independentemente do que a Autoridade da Concorrência vier agora dizer, as petrolíferas, orquestradas pela Galp, funcionam em Cartel. Aproveitando-se de tudo para, de forma concertada, aumentarem os preços dos combustíveis. Penso que toda a gente percebe isso. Se disserem o contrário, estarão, naturalmente, a mentir. E vão ao ponto de gozar com o povo português! Tal é o descaramento! É que já hoje mesmo, em resposta às acusações de que têm sido alvo, voltaram a aumentar o preço dos combustíveis, depois de o terem feito ontem! Isto é, simplesmente, incrível!

Nós não somos estúpidos, sr. primeiro-ministro! E percebemos muito bem a razão do encobrimento desavergonhado de toda esta situação. As petrolíferas apresentam, tal como a banca e os seguros, lucros altíssimos, como nunca tiveram. Escandalosos, face à actual situação económica do país. E vossas excelências, nada fazendo, aproveitam para encher os cofres do estado. Em nome do sacrossanto défice e dos faustosos gastos em mordomias, assessorias e outras coisas terminadas em ias! Bravo! O sr. primeiro-ministro, reconhecendo e afirmando que foi um decreto-lei de 2003, feito pelo governo do PSD com a pretensão de liberalizar o sector, o principal responsável por toda a actual situação no mercado dos combustíveis, limita-se a aproveitar-se dele, usa-o como arma de arremesso político e nada faz. Nada mesmo. Antes pelo contrário. Vai ao ponto de dizer que agora, SÓ 60% do preço dos combustíveis vai para os cofres do estado, contra os 69% cobrados em 2003. Meu Deus! Mas, como dizia Portas, é isto comparável?! É óbvio que o Estado arrecada hoje uma receita em impostos sobre os combustíveis várias vezes mais elevada do que naquele tempo. Um autêntico maná! Não sabemos é para onde vai tanto dinheiro. Portanto, não é preciso ser um génio para perceber todo este logro, toda esta vergonha.

Este governo, que de socialista nada tem, aliás, que o envergonha até, tem a ousadia de não intervir nesta situação, deixando que o mercado, que ele próprio reconheceu como não funcionando, regule esta sua verdadeira obra-prima do liberalismo e do capitalismo selvagem. Uma autêntica vergonha, só possível em países ditatoriais terceiro-mundistas. Assim se começa também a perceber o interesse do sr. primeiro-ministro pela América latina…

Cartoon de Carlos Laranjeira, retirado daqui

Sem comentários: