Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

17/04/08

A Descolonização Portuguesa (I)

Se eles imaginassem o que os esperava... (imagem retirada daqui)
A verdadeira história da descolonização portuguesa está ainda por fazer!
A vergonhosa acção das nossas forças armadas, com muitos dos seus oficiais a enriquecerem, do dia para a noite, à custa do colono português, traindo-o, jamais será esquecida.
A vergonhosa conivência do estado português que, impondo uma limitação miserável de cinquenta contos para o câmbio possível às pessoas que fugiam ao terror, abrindo as portas a uma das maiores fraudes da história portuguesa contemporânea, jamais será esquecida. Para os oficiais e diplomatas um milhão lá, um milhão cá. Este assunto foi sempre muito bem escondido do povo português.
A vergonhosa desonestidade do estado português que, após trinta e quatro anos depois do 25 de Abril, ainda não teve a hombridade de indemnizar os portugueses que viviam e trabalhavam nas suas colónias ultramarinas; e foram espoliados de tudo o que tinham, incluindo dos familiares que viram ser chacinados; ao contrário do que fizeram todas as antigas nações coloniais europeias, incluindo a Itália, jamais será esquecida.
A vergonhosa atitude de muitos "irmãos" do continente que, olhando-os de soslaio e apelidando-os de retornados e exploradores de pretos, lhes viraram as costas, jamais será esquecida.
A vergonhosa hipocrisia, infâmia e cúmulo que foi atribuírem doutoramentos honoris-causa a aprendizes de enfermeiro, humilhando a memória amarga de quem sabia que se premiava quem oprimia o seu povo, exacerbou o racismo e o ódio ao branco e incentivou à vingança injusta. Morreu muita gente. Gente a quem Portugal virou as costas. Isso jamais poderá ser esquecido.
Portugal é um país maravilhoso, cheio de gente de merda e de governantes ainda piores. E se hoje está mais desenvolvido do que há trinta e quatro anos, muito deve àqueles bons portugueses "retornados".
Duas Notas Finais:
1ª - É óbvio que a independência das ex-colónias portuguesas deveria ter acontecido, pelo menos, antes da guerra ter começado. Em paz e harmonia. Não o tendo sido, o estado português só tem que assumir as suas responsabilidades. Claramente que falta assumi-las perante os antigos colonos portugueses. O mínimo que pode fazer, por todo o mal que lhes causou, é indemnizá-los. Caso contrário esta ferida jamais sarará. Mesmo que morramos todos. Ficará escrita aqui e acolá.
2ª - A revolução do 25 de Abril vai fazer trinta e quatro anos. Trinta e quatro anos de liberdade que têm que ser celebrados condignamente, ano após ano. Só assim os valores que ela nos trouxe não serão esquecidos e poderão ser convenientemente ensinados às novas gerações. Sem eles, eu não poderia estar aqui hoje a escrever.

Sem comentários: