Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

29/03/08

Ainda, Sempre e para Sempre o MNCT

Caros confrades blogueiros Luís e Álvaro. Muito obrigado a ambos pelos comentários ao “Ainda e Sempre o Museu Nacional da Ciência e da Técnica”. Ambos tocam na ferida. Resumindo os dois, estamos rodeados de ignorantes hipócritas. E a ignorância é um mal que nos acompanha há séculos. Já foi contra ela que o grande marquês de Pombal arregaçou as mangas, como inteligentemente demonstrou Bernardino Machado. Volta Pombal! Pelos vistos não há forma de a subjugarmos completamente. E assim sendo, se a ignorância grassa e é para defender, nem Coimbra, nem Portugal precisam do MNCT. Não é verdade? Conhecendo a sua história de raiz, porque tive a graça de ver o excelente museu (tal como pormenorizadamente descrevi na Carta Aberta aos “Amigos da Cultura”) que um velhinho de 70 anos construiu em pouco mais de meia dúzia de anos com escassos recursos, não consigo compreender, nem aceitar, a incompetência de todos os responsáveis, locais e nacionais, que após anos a fio de desprezo e abandono, têm agora a coragem de desmantelá-lo. Moralmente, o acto de desmantelar um Museu Nacional de Ciência é um tremendo erro, que mostra muito bem o quanto incultos nós somos. Aqui caro Álvaro, terei que lhe dizer que tem toda a razão acerca de Coimbra, mas também tenho que lhe dizer que este museu é (não consigo aceitar o era) um museu nacional. Como tal, deveria estar acima das capelinhas coimbrãs. Infelizmente, nunca o viram assim, por que todos em Portugal têm capelinhas. Uma tristeza que nos engole a todos! O que eu na realidade sei é que seria impensável um cidadão, de um qualquer país evoluído do planeta Terra, aceitar que um seu governo qualquer decidisse pelo desmantelamento do seu Museu Nacional de Ciência. Podemos imaginar o governo britânico mandar desmantelar o Science Museum? Jamais. Só mesmo em Portugal…
Para terminar, caros amigos, gostava de vos dizer que só mesmo a ignorância generalizada pode explicar que somente vinte uma almas, incluindo as nossas três, tenham assinado a petição a favor do MNCT, a bem da cultura, a bem de Portugal. Que mais o pode explicar se, estando há quase um mês on-line e se milhares conhecem a sua existência? Para não falar de outros confrades blogueiros que a divulgaram, aqui ou aqui? E também através de tantos comentários que tenho deixado, como por exemplo aqui ou aqui?

Sem comentários: