Razao

ESTE BLOGUE COMBATE TUDO O QUE POSSA POR EM CAUSA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A SUA LIBERDADE. É, POR ISSO, ANTICAPITALISTA E ANTICOMUNISTA.

21/02/08

A Independência do Kosovo e a Estupidez dos Homens!


Será que a UE vai continuar, para sempre, a reboque dos EUA? Não será chegada a hora de dizer basta?

É que apesar dos sérvios estarem em minoria no Kosovo, eles consideram esta província como um berço da nação sérvia. Vendo a coisa pelo lado de Portugal, seria um pouco como se o Algarve (que nem é berço), por ventura inundado de descendentes de imigrantes magrebinos (os albaneses no Kosovo), nossos irmãos, declarasse unilateralmente a independência. Que díriamos nós então?

Se calhar a imagem é um pouco exagerada, mas esta questão da independência do Kosovo não pode ser vista da forma leviana como o faz a administração Bush. E surpreendentemente a francesa. Não foi um precedente perigosíssimo apoiar (se calhar até incentivar) a declaração unilateral de independência de um micro-estado etnicamente puro? Não poderá ser o início do desmembramento da própria Sérvia? E se se espalha ao resto da Europa? À Espanha, por exemplo, aqui ao lado? E porque razão não o fará agora a própria Córsega? Sarkozy também dirá sim senhor? Devemos também lembrar que a 1ª Guerra Mundial começou com o assassinato do arquiduque Austro-Hungaro Franz Ferdinand por um nacionalista sérvio, no verão de 1914. A Alemanha e o Império Otomano aliaram-se à Austria-Hungria. A França, Rússia e Grã-Bretanha tomaram o partido da Sérvia. Consequência: 10 milhões de europeus mortos. E agora como vai ser?

1 comentário:

Anónimo disse...

Julgam que o mal só acontece aos outros, que não lhes entra pela porta. Talvez se enganem.